R
Rodrigo Carlos
5 years ago
Under consideration
Olá pessoal,
Para um e-book que ofereço gratuitamente, eu criei uma campanha no Facebook para divulgá-lo. Dessa forma, eu criei uma landingpage com um formulário e-goi.
No Instagram, eu também resolvi captar contatos interessados no e-book. E para eu poder saber quantos estão vindo, especificamente, do Instagram, eu dupliquei a landingpage e inseri um outro 2º formulário e-goi.
No meu site, eu também resolvi inserir um formulário e-goi para oferecer o e-book. Então, para saber quantos contatos inscritos estão vindo do meu site, eu criei um 3º formulário.
Esse formulário no meu site, eu inseri o formulário em 4 locais (na sidebar, no meio do conteúdo, no final do conteúdo e na lateral de um vídeo). Porém eu não sei quais desses locais me trazem resultado melhores. Então, para isso, eu estava pensando em criar mais 3 formulários para ser inseridos em cada local. E cada formulário seria inserido uma tag diferente. Assim eu saberia de onde eles vieram.
Porém, eu já tenho 3 landingpages e 3 formulários (Facebook Ads, Instagram e meu site). E se tiver que criar mais landingpages e formulários, eu acho que seria muitos. Eu tenho 5 e-books para divulgar. Imagina ter que criar várias landingpages iguais para cada e-book, e vários formulários para cada e-book?
Para essa solução eu pensei em um esquema que simplificaria tudo isso.
Eu não sou programador e por isso não sei se seria possível essa minha ideia. Mas vai a ideia para vocês aí verificarem.
Em vez de eu criar várias landingpages e vários formulários para ser inseridos tags diferentes conforme o local em que o formulário está, poderia ser inserido tag baseando em parâmetro de URL.
Seria criado apenas um formulário, e seria inserido esse formulário em uma única landingpage. E para o sistema e-goi identificar de onde o contato está vindo e assim inserir a tag específica, o sistema e-goi iria analisar o parâmetro na URL da página landingpage. E esse parâmetro seria inserido manualmente por nós.
Por exemplo:
Digamos que a minha landingpage tenha o endereço https://landingpage-do-ebook1.com.br. Então, para rastrear os contatos vindo do Facebook Ads e assim inserir uma tag, poderia colocar um parâmetro nessa URL (https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Facebook-Ads. Dessa forma o sistema e-goi vai identificar o parâmetro tag_egoi=E-book1-Facebook-Ads e inserir a tag "E-book1-Facebook-Ads".
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Facebook-Ads
*será inserido a tag "E-book1-Facebook-Ads"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Instagram
*será inserido a tag "E-book1-Instagram"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Twitter
*será inserido a tag "E-book1-Twitter"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Site-Sidebar
*será inserido a tag "E-book1-Site-Sidebar"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Site-Meio-de-Conteúdo
*será inserido a tag "E-book1-Site-Meio-de-Conteúdo"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Site-Final-de-Conteúdo
*será inserido a tag "E-book1-Site-Final-de-Conteúdo"
Então, cada local em que eu desejar colocar divulgar o e-book e rastrear as captações através da inserção de tags, basta eu inserir o parâmetro com o nome exato da tag. Cada tag eu iria criá-la primeiro na minha conta e-goi.
Quando eu for divulgar o e-book 2, como a landingpage será diferente, então nesse caso eu poderia criar um formulário 2 e fazer o mesmo esquema de parâmeros mostrado acima, para cada local em que eu divulgar o e-book 2 e quiser inserir tags diferente conforme esses locais.
Mas, se o formulário do e-book 2 for igual ao formulário do e-book 1, ou seja, ambos tem o mesmo layout e os contatos inscritos vão para a mesma lista, então não haveria necessidade de criar outro formulário, e nesse caso poderíamos inseri o mesmo formulário. Apenas seria alterado os parâmetros do endereço da página da landingpage 2.
Por exemplo:
https://landingpage-do-ebook2.com.br/?tag_egoi=E-book2-Facebook-Ads
*será inserido a tag "E-book2-Facebook-Ads"
https://landingpage-do-ebook2.com.br/?tag_egoi=E-book2-Instagram
*será inserido a tag "E-book1-Instagram"
https://landingpage-do-ebook2.com.br/?tag_egoi=E-book2-Twitter
*será inserido a tag "E-book2-Twitter"
Para não haver erro na digitação dos parâmetros, o e-goi poderia simplesmente colocar um gerador de parâmetros de tags. Na conta do e-goi, teria um campo onde iriamos inserir o endereço da landingpage ex: https://landingpage-do-ebook1.com.br) e na frente teria uma caixa seletora para selecionarmos as tags existentes. Aperte no botão e o e-goi gera o endereço para copiarmos.
Pessoal, esse esquema de inserção de tag baseado em parâmetro, se fosse possível, seria muito mais simples e rápido para trabalharmos. No meu caso, eu tenho 5 e-books, e só de eu imaginar que eu devo criar uma landingpage e um formulário diferente para cada local que eu desejo rastrear (Facebook Ads, Instagram, Twitter, Sidebar do meu , Meio de conteúdo do meu site, Final de conteúdo do meu site e ect) isso já me desanima, pois vai me dar um trabalhão, pois vão ter que umas 25 ou 30 landingpages e formulários onde a maioria é tudo duplicado.
Por isso, deixo aqui a minha sugestão para vocês verificarem essa possibilidade.
Agradeço a atenção de vocês.
Rodrigo Carlos
Para um e-book que ofereço gratuitamente, eu criei uma campanha no Facebook para divulgá-lo. Dessa forma, eu criei uma landingpage com um formulário e-goi.
No Instagram, eu também resolvi captar contatos interessados no e-book. E para eu poder saber quantos estão vindo, especificamente, do Instagram, eu dupliquei a landingpage e inseri um outro 2º formulário e-goi.
No meu site, eu também resolvi inserir um formulário e-goi para oferecer o e-book. Então, para saber quantos contatos inscritos estão vindo do meu site, eu criei um 3º formulário.
Esse formulário no meu site, eu inseri o formulário em 4 locais (na sidebar, no meio do conteúdo, no final do conteúdo e na lateral de um vídeo). Porém eu não sei quais desses locais me trazem resultado melhores. Então, para isso, eu estava pensando em criar mais 3 formulários para ser inseridos em cada local. E cada formulário seria inserido uma tag diferente. Assim eu saberia de onde eles vieram.
Porém, eu já tenho 3 landingpages e 3 formulários (Facebook Ads, Instagram e meu site). E se tiver que criar mais landingpages e formulários, eu acho que seria muitos. Eu tenho 5 e-books para divulgar. Imagina ter que criar várias landingpages iguais para cada e-book, e vários formulários para cada e-book?
Para essa solução eu pensei em um esquema que simplificaria tudo isso.
Eu não sou programador e por isso não sei se seria possível essa minha ideia. Mas vai a ideia para vocês aí verificarem.
Em vez de eu criar várias landingpages e vários formulários para ser inseridos tags diferentes conforme o local em que o formulário está, poderia ser inserido tag baseando em parâmetro de URL.
Seria criado apenas um formulário, e seria inserido esse formulário em uma única landingpage. E para o sistema e-goi identificar de onde o contato está vindo e assim inserir a tag específica, o sistema e-goi iria analisar o parâmetro na URL da página landingpage. E esse parâmetro seria inserido manualmente por nós.
Por exemplo:
Digamos que a minha landingpage tenha o endereço https://landingpage-do-ebook1.com.br. Então, para rastrear os contatos vindo do Facebook Ads e assim inserir uma tag, poderia colocar um parâmetro nessa URL (https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Facebook-Ads. Dessa forma o sistema e-goi vai identificar o parâmetro tag_egoi=E-book1-Facebook-Ads e inserir a tag "E-book1-Facebook-Ads".
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Facebook-Ads
*será inserido a tag "E-book1-Facebook-Ads"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Instagram
*será inserido a tag "E-book1-Instagram"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Twitter
*será inserido a tag "E-book1-Twitter"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Site-Sidebar
*será inserido a tag "E-book1-Site-Sidebar"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Site-Meio-de-Conteúdo
*será inserido a tag "E-book1-Site-Meio-de-Conteúdo"
https://landingpage-do-ebook1.com.br/?tag_egoi=E-book1-Site-Final-de-Conteúdo
*será inserido a tag "E-book1-Site-Final-de-Conteúdo"
Então, cada local em que eu desejar colocar divulgar o e-book e rastrear as captações através da inserção de tags, basta eu inserir o parâmetro com o nome exato da tag. Cada tag eu iria criá-la primeiro na minha conta e-goi.
Quando eu for divulgar o e-book 2, como a landingpage será diferente, então nesse caso eu poderia criar um formulário 2 e fazer o mesmo esquema de parâmeros mostrado acima, para cada local em que eu divulgar o e-book 2 e quiser inserir tags diferente conforme esses locais.
Mas, se o formulário do e-book 2 for igual ao formulário do e-book 1, ou seja, ambos tem o mesmo layout e os contatos inscritos vão para a mesma lista, então não haveria necessidade de criar outro formulário, e nesse caso poderíamos inseri o mesmo formulário. Apenas seria alterado os parâmetros do endereço da página da landingpage 2.
Por exemplo:
https://landingpage-do-ebook2.com.br/?tag_egoi=E-book2-Facebook-Ads
*será inserido a tag "E-book2-Facebook-Ads"
https://landingpage-do-ebook2.com.br/?tag_egoi=E-book2-Instagram
*será inserido a tag "E-book1-Instagram"
https://landingpage-do-ebook2.com.br/?tag_egoi=E-book2-Twitter
*será inserido a tag "E-book2-Twitter"
Para não haver erro na digitação dos parâmetros, o e-goi poderia simplesmente colocar um gerador de parâmetros de tags. Na conta do e-goi, teria um campo onde iriamos inserir o endereço da landingpage ex: https://landingpage-do-ebook1.com.br) e na frente teria uma caixa seletora para selecionarmos as tags existentes. Aperte no botão e o e-goi gera o endereço para copiarmos.
Pessoal, esse esquema de inserção de tag baseado em parâmetro, se fosse possível, seria muito mais simples e rápido para trabalharmos. No meu caso, eu tenho 5 e-books, e só de eu imaginar que eu devo criar uma landingpage e um formulário diferente para cada local que eu desejo rastrear (Facebook Ads, Instagram, Twitter, Sidebar do meu , Meio de conteúdo do meu site, Final de conteúdo do meu site e ect) isso já me desanima, pois vai me dar um trabalhão, pois vão ter que umas 25 ou 30 landingpages e formulários onde a maioria é tudo duplicado.
Por isso, deixo aqui a minha sugestão para vocês verificarem essa possibilidade.
Agradeço a atenção de vocês.
Rodrigo Carlos
5
Votes
Hugo
5 years ago
Olá Rodrigo,
Uma vez mais, muito obrigado pelo feedback!
A equipa que está a desenvolver a nova versão do editor de formulários e landing pages já foi informada desta necessidade e irá tê-la em conta para o desenvolvimento da funcionalidade :)
Uma vez mais, muito obrigado pelo feedback!
A equipa que está a desenvolver a nova versão do editor de formulários e landing pages já foi informada desta necessidade e irá tê-la em conta para o desenvolvimento da funcionalidade :)